A UNESCO tem preconizado muitas iniciativas que colocaram o tema do património cultural imaterial (PCI) na ordem do dia, alimentando a discussão em torno da sua salvaguarda e conferindo-lhe um amplo reconhecimento internacional. Com o seu III Encontro, a ter lugar no dia 22 de junho de 2017 em Castro Verde, a Cátedra UNESCO pretende contribuir para este debate, focando o "Património Cultural Imaterial em Risco".

Em 22.06.2017
09:30 | Castro Verde | Fórum Municipal

Objetivos: Introduzir os formandos na problemática da religião e direito islâmicos, componentes intrinsecamente conectadas neste sistema religioso. Familiarizá-los com conceitos e vocábulos inerentes ao Islão, assim como com uma perspetiva global da sua origem e percurso histórico, numa constante interpelação entre Passado e Presente. Desmistificar preconceitos e contribuir para o conhecimento desta religião monoteísta, numa visão que concorra para uma maior inteligibilidade da contemporaneidade.

De 28.06.2017 a 06.07.2017
Universidade de Évora

PIUDHIST is an inter-university doctoral programme in which History is viewed from an inter-disciplinary point of view. Despite its unique character, History is regarded here as a field of knowledge which cannot do without a permanent cross fertilization with other areas in the humanities and the social sciences. In our vision, this is also why we consider apposite to attach, as a subtitle for this programme, the words “change and continuity in a global world”.

De 02.05.2017 a 30.06.2017

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

De 02.05.2017 a 30.06.2017

O seminário Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal apresenta um programa composto por seis comunicações, duas ideoconferências, uma palestra plenária e uma mesa redonda. Este encontro científico reúne e estimula o diálogo entre os autores da bibliografia de referência e os investigadores que se encontram actualmente a produzir conhecimento sobre as Cubas do Sul de Portugal, revisitando as construções e complexificando a literatura e as ideias existentes sob novos prismas e metodologias de investigação. O objectivo do seminário é cruzar conhecimentos e ideias que contribuam para a clarificação e/ou discussão das origens, utilizações e cronologias destas construções.

Em 09.06.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 124

Se a relevância dos intelectuais para as sociedades contemporâneas (Winnock) é incontestável, a polarização do campo intelectual (Bourdieu) durante o Estado Novo, caracterizada por profundas tensões político-ideológicas, é uma realidade pouco estudada na sua globalidade, encontrando-se personalidades num leque ideal-típico que vai do intelectual orgânico de Gramsci, que frequentemente integra a elite governante (Pareto), ao clerc de Benda com um ideal de pensamento livre e crítico, para além dos vínculos ideológicos.

De 19.06.2017 a 20.06.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Palácio Vimioso| Sala 205 e Sala 210

As II Conferencias Internacionais de Elvas realizam-se nos próximos dias 23 e 24 de Junho, no Museu Militar de São Domingos. O evento subordinado ao tema 750 Anos de São Domingos em Elvas, resulta de uma parceria da AIAR- Associação de Desenvolvimento pela Cultura, com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Fraternidade Leiga de São Domingos (Elvas), o Museu Militar (São Domingos) e o Município de Elvas.

De 23.06.2017 a 24.06.2017
Museu Militar de São Domingos | Elvas

A festa anual da Casa da Cerca regressa dia 17 de junho. Este ano dedicada ao tema Os cinco sentidos. O lema é «ver com outros olhos» e fruir durante todo o dia, e com todos os sentidos, as atividades que este Centro de Arte Contemporânea oferece. Além das habituais visitas orientadas às exposições patentes e ao jardim, há ainda diversas oficinas de arte, espetáculos de música, performances, dança, atividades com livros e mercados.

Em 17.06.2017
10:00 | CASA DA CERCA | Almada Velha

SEMPERCAT (Seminario permanente sobre categorías socio-históricas de la identidad)

Em 20.06.2017