Conversa com Álvaro Domingues, a propósito do seu livro: Volta a Portugal. Entrada livre.
Em 08.05.2018
18:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio Luís António Verney | Anfiteatro 3

Em 08.05.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana | Évora

De 08.05.2018 a 31.05.2018
Auditório Soror Mariana | Évora

Os acontecimentos de Maio e Junho de 1968 em França têm sido caracterizados como uma revolta espontânea antiautoritária desencadeada por estudantes universitários que deram voz às suas aspirações libertárias e críticas dum modelo civilizacional burguês, consumista e imperialista. Como movimento social, apresentou-se multiforme, plural e descentralizado, ganhando expressão com o apoio de milhões de trabalhadores que recorreram à greve geral.  Apesar da normalização imposta, o Maio de 68 constitui um marco cultural e uma referência que ultrapassou as fronteiras francesas. O estudante universitário emerge como um actor social crítico e interventivo, tal como ocorreria em Portugal na crise académica do ano seguinte. Por outro lado, a experiência de Maio foi vivida também por jovens exilados políticos portugueses e por emigrantes que viriam a participar, de diferentes modos, na revolução portuguesa. Numa visão mundial, a participação estudantil nos processos de mudança política e social iria ainda marcar as décadas de 1980 e 1990.

No Cinquentenário do Maio de ’68, a Escola de Ciências Sociais e o Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora, através do seu programa de doutoramento em História Contemporânea, promove um colóquio destinado a reflectir sobre os intelectuais e os estudantes nos movimentos sociais e políticos.
Em 17.05.2018
18:00 | 14h00 – 19h00 | dia 17 - Palácio do Vimioso | dia 18 - Colégio do Espírito Santo

No próximo dia 26 de Abril vamos falar sobre a pena de morte, passados 150 anos da sua abolição em Portugal, com o Professor Jorge de Oliveira (Departamento de História da Universidade de Évora).
Em 26.04.2018
18:30 | Igreja do Salvador | Évora

Na véspera de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, a nossa opção foi escolher um filme, não integrado nos nossos ciclos de cinema, que invoca directamente a memória do 25 de Abril, visando proporcionar aos jovens um espaço de diálogo ou de debate sobre este marco da nossa história contemporânea.

Ficha técnica | Título: Capitães de Abril | Realização: Maria de Medeiros | Produção: Javier Castro, Concha Díaz, Ricardo Evole | Produção executiva: Alain Peyrollaz | Argumento: Ève Deboise, Maria de Medeiros | Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida, Frédéric Pierrot | Género: ficção histórica | Música: António Victorino d'Almeida | Cinematografia: Michel Abramowicz | Edição: Jacques Witta | Lançamento: 21 de abril de 2000 | Idioma: português | Entrada livre e gratuita

Em 24.04.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana | Évora

O Centro Interativo​ de Arqueologia está aberto ao público, inaugurado com a Exposição de Fotografia: "Arqueologia com Gente Dentro" da autoria de André Carneiro, Leonor Rocha e Jorge de Oliveira, professores e investigadores da Universidade de Évora. André de Resende dá nome a este espaço dedicado à arqueologia, uma homenagem ao considerado “pai da arqueologia portuguesa”. Ver mais em: http://www.ueline.uevora.pt/Canais/academia/(item)/24642/

Em 17.04.2018
UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Palácio Vimioso

Visita às Muralhas de Évora (Cerca Velha) conduzida por Fernando Branco Correia, Professor e Investigador da UÉ, numa ação desenvolvida no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018 e do Ano Europeu do Património Cultural.    Ponto de Encontro: Casa Nobre da Rua de Burgos, sede da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Em 19.04.2018
18:00 | DRCA Direção Regional de Cultura do Alentejo (Palácio da Casa de Burgos, Évora)

O Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora (NEHAUE) tem o prazer de convidar toda a comunidade académica, assim como a comunidade eborense em geral, a participar activamente nas II Jornadas de História, Arqueologia e Património que irá organizar durante este mês de Abril de 2018! Estejam atentos pois os diversos eventos realizados nesse âmbito irão ser anunciados durante os próximos dias! Pelo segundo ano consecutivo o NEHAUE organiza estas Jornadas, sempre com o intuito de ir mais longe na produção e criação de iniciativas que visam dinamizar e enriquecer a experiência curricular dos alunos que representa, enaltecendo e promovendo o trabalho e as valências dos mesmos! Não obstante, é também nosso objectivo contribuir com mais um evento de dimensão científica na cidade de Évora, num sentido claro de apoio à potencialização do interior do país. Aguardamos a vossa presença!

Em 19.04.2018
10:00 | DRCA | Direção-Geral de Cultura Alentejo (Évora)