A sedução de uma vírgula bem colocada | The pull of a well placed comma

Inauguração: 21 de Abril no MACE | Uma exposição coletiva com obras de: Allan McCollum, André Guedes, André Romão, Belén Uriel, Camille Henrot, Carl Andre, Céline Condorelli, Daniel Buren, Daniel Steegmann Mangrané, Daniel Van Straalen, Doug Aitken, Hanne Darboven, Haris Epaminonda, Heim Steinbach, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, John Baldessari, Joseph Kosuth, Lawrence Weiner, Leonor Antunes, Luisa Cunha, Lygia Pape, Maria Loboda, Musa Paradisiaca, On Kawara, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis, Ryan Trecartin, Sérgio Carronha, Sturtevant, Tatiana Trouvé e Wolfgang Tillmans. Obras pertencentes à Coleção António Cachola, Coleção Maria e Armando Cabral e Coleção José Carlos Santana Pinto. Curadoria: João Mourão e Luís Silva.
De 21.04.2018 a 04.11.2018
17:30 | MACE Museu de Arte Contemporânea de Elvas

Na véspera de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, a nossa opção foi escolher um filme, não integrado nos nossos ciclos de cinema, que invoca directamente a memória do 25 de Abril, visando proporcionar aos jovens um espaço de diálogo ou de debate sobre este marco da nossa história contemporânea.

Ficha técnica | Título: Capitães de Abril | Realização: Maria de Medeiros | Produção: Javier Castro, Concha Díaz, Ricardo Evole | Produção executiva: Alain Peyrollaz | Argumento: Ève Deboise, Maria de Medeiros | Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida, Frédéric Pierrot | Género: ficção histórica | Música: António Victorino d'Almeida | Cinematografia: Michel Abramowicz | Edição: Jacques Witta | Lançamento: 21 de abril de 2000 | Idioma: português | Entrada livre e gratuita

Em 24.04.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana | Évora

Realizar-se-á no próximo dia 16 de Maio de 2018, na Universidade de Évora, o II Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora, dedicado ao tema "Bibliotecas em rede: gerir, preservar e divulgar". A inscrição terá um custo de 3€ e pode ser efectuada através do Sistema de Gestão de Eventos da UÉvora. Para tal, realize o login em https://sge.uevora.pt e selecione o evento "II Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora - Bibliotecas em rede: gerir, preservar e divulgar".

O Programa será disponibilizado brevemente.
Em 16.05.2018
14:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 124

O Centro Interativo​ de Arqueologia está aberto ao público, inaugurado com a Exposição de Fotografia: "Arqueologia com Gente Dentro" da autoria de André Carneiro, Leonor Rocha e Jorge de Oliveira, professores e investigadores da Universidade de Évora. André de Resende dá nome a este espaço dedicado à arqueologia, uma homenagem ao considerado “pai da arqueologia portuguesa”. Ver mais em: http://www.ueline.uevora.pt/Canais/academia/(item)/24642/

De 17.04.2018 a 28.04.2018
UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Palácio Vimioso

Visita às Muralhas de Évora (Cerca Velha) conduzida por Fernando Branco Correia, Professor e Investigador da UÉ, numa ação desenvolvida no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018 e do Ano Europeu do Património Cultural.    Ponto de Encontro: Casa Nobre da Rua de Burgos, sede da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Em 19.04.2018
18:00 | DRCA Direção Regional de Cultura do Alentejo (Palácio da Casa de Burgos, Évora)

Conferência / Aula Aberta com Cecília Silveira e Shahd Wadi   Organização: Vanda Gorjão e Teresa Furtado, Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes e Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, em parceria com o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

Entrada livre

17:30 | Fórum Eugénio de Almeida | Évora

O Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora (NEHAUE) tem o prazer de convidar toda a comunidade académica, assim como a comunidade eborense em geral, a participar activamente nas II Jornadas de História, Arqueologia e Património que irá organizar durante este mês de Abril de 2018! Estejam atentos pois os diversos eventos realizados nesse âmbito irão ser anunciados durante os próximos dias! Pelo segundo ano consecutivo o NEHAUE organiza estas Jornadas, sempre com o intuito de ir mais longe na produção e criação de iniciativas que visam dinamizar e enriquecer a experiência curricular dos alunos que representa, enaltecendo e promovendo o trabalho e as valências dos mesmos! Não obstante, é também nosso objectivo contribuir com mais um evento de dimensão científica na cidade de Évora, num sentido claro de apoio à potencialização do interior do país. Aguardamos a vossa presença!

Em 19.04.2018
10:00 | DRCA | Direção-Geral de Cultura Alentejo (Évora)
De 03.05.2018 a 24.05.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana | Évora