Notícias

 

Conferência: Adolfo Kuznitzky Los Marranos de Amsterdam y la Modernidad

 

UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo
Em 07.11.2017
14:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 242
Em 09.11.2017
09:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Escola de Artes | Colégio Mateus de Aranda (Departamento de Música)
Fórum Estudante vai estar presente na Universidade de Évora, no dia 14/11/2017, com uma iniciativa para os estudantes e para a sua integração no mercado de trabalho. Se queres ter conhecimento do que o mercado de trabalho valoriza e conquistar um lugar no mercado profissional, então estás desde já convocado para participares em mais uma “Job Party” que vai ter lugar no Colégio do Espírito Santo (CES) da Universidade de Évora, com início às 9:00. Trata-se de mais uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e Transferência e Tecnologia da Universidade de Évora que em conjunto com a Fórum Estudante lançam mais este seminário a pensar em ti. A iniciativa é dirigida a jovens estudantes e diplomados para potenciar competências de forma a teres sucesso no mercado de trabalho. Aqui fica o convite.  O resto? É contigo… basta inscreveres-te!  

Inscrições gratuitas

Link para inscrições: https://goo.gl/forms/MLct3wP7wgxfYxCl2

Em 14.11.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
SAVE THE DATE
Encontro: O Contributo do Voluntariado para a Conservação e Proteção do Património Natural e Ambiental

Fórum Eugénio de Almeida | 7 novembro | 14:30 – 17:30

Este encontro é dirigido a voluntários, técnicos e dirigentes de organizações promotoras de voluntariado e à comunidade em geral.

Visa promover a reflexão sobre o contributo do voluntariado para a conservação e proteção ambiental, através da partilha de experiências de voluntariado vocacionados para a dinamização de projetos ambientais.

 

Inscrição gratuita, mediante inscrição prévia até dia 5 de novembro 2017.
Programa final na nossa página web

 

Em 07.11.2017
14:30 | Fórum Eugénio de Almeida | Évora

 Mobilité et Industrie Culturelle à São Paulo au XXéme Siécle

Prof. HERTA FRANCO

Doutora pela Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - Brasil

Visiting Scholar Master ERASMUS MUNDUS TPTI 2017

 

 

Em 31.10.2017
16:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 124

Lançamento de AUTOBIOGRAFIA DO VERMELHO, de Anne Carson, numa tradução de João Concha e Ricardo Marques. Esta é a primeira edição em português desta obra de Anne Carson, bem como o primeiro livro da autora a ser publicado entre nós.

Com apresentação de Patrícia Taborda e Susana Pires

“Gerião sentou-se na cama do seu quarto de hotel pensando nas fendas e aberturas da sua vida interior. Pode acontecer que a saída do vulcão esteja bloqueada por um pedregulho, forçando a matéria fluída a escorrer para os lados em fissuras laterais chamadas de lábios de fogo pelos vulcanólogos. Mas Gerião não queria tornar-se numa dessas pessoas que só pensam na sua bagagem de dor.Curvou-se de joelhos sobre o livro"


Problemas Filosóficos.
‘… Nunca saberei como vês o vermelho e nunca saberás como eu o vejo. Mas esta separação da consciência é só reconhecida após uma falha na comunicação, e o nosso primeiro movimento é o de acreditar num ser indivisível entre nós…’


À medida que Gerião lia ia sentindo algo como toneladas de magma negro emergindo das regiões mais profundas do seu corpo. Voltou a olhar o início da página e recomeçou.
‘Negar a existência do vermelho é negar a existência do mistério. A alma que assim o faz irá um dia enlouquecer.’”  AC

Este será o oitavo livro da Traditore, colecção de traduções de poesia e prosa poética da ‘não (edições)’. Nesta colecção são editados autores muito diversos com particular atenção a obras ainda não traduzidas em português.

 

De 03.11.2017 a 03.11.2017
18:30 | BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL | Lisboa
Oportunidade de Voluntariado Cultural na Fundação Eugénio de Almeida Exposição Uma Fresta de Possibilidades

Voluntariado Cultural no apoio à Exposição do Fórum Eugénio de Almeida

 

Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública que, há mais de cinquenta anos, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora e do país. No desenvolvimento da sua missão, tem entre os seus objetivos a promoção de atividades culturais no domínio do património e das manifestações de arte moderna e contemporânea: exposições temporárias, festivais de música, formação temática, congressos, seminários, entre outros. O Fórum Eugénio de Almeida é o equipamento da Fundação dedicado ao apoio e divulgação da produção artística e cultural contemporânea.
 

Exposição
Uma Fresta de Possibilidades. Duas Coleções em Diálogo
Esta exposição é um diálogo entre duas coleções excecionais – a Coleção Helga de Alvear e Coleção TF - que representam duas formas únicas de olhar e experimentar o mundo. O ato de mostrar uma coleção privada é um ato de generosidade, de partilha e da possibilidade de dar acesso a um grupo de artistas e de obras de arte que definem o tempo e o mundo em que vivemos.  Incluído no tema anual da programação do Fórum Eugénio de Almeida - o outro - este momento de generosidade pode ser considerado como uma forma de derrubar as barreiras, uma tentativa de se aproximar dos artistas, públicos e instituições.  A exposição integra a programação da Mostra Espanha 2017 e irá juntar um grande conjunto de obras de artistas nacionais e estrangeiros, alguns dos representantes mais importantes da cena artística contemporanea como Louise Bourgeois, Mat Mullican, Bruce Nauman, Mike Kelly, Susan Hiller, entre muitos outros.

 

De 27.10.2017 a 01.11.2017
Fórum Eugénio de Almeida | Évora
De 17.05.2018 a 19.05.2018
UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Os alunos do curso de História  e Arqueologia da Universidade de Évora e o seu Núcleo de Estudantes (NEHAUE) propõem-vos uma viagem ao passado através de duas atividades: um peddy-paper na cidade de Évora e uma visita aos castelos de Arraiolos e de Montemor-o-Novo.

Em 06.10.2017
09:30 | ÉVORA | Praça do Giraldo