Em 16.06.2017
09:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
Em 23.06.2017
10:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Palácio Vimioso| Sala 210

'Acesso aberto/Open Access: um mundo novo' é  o tema do debate promovido pela Acesso Cultura que se realiza no próximo dia 20 de junho, às 18h30, em Évora, na Direção Regional de Cultura do Alentejo (R. de Burgos, 5) e, simultaneamente, em quatro outras cidades, de Norte a Sul do país.

Em 20.06.2017
18:30 | ÉVORA | DRCA - Direção Regional de Cultura do Alentejo | Rua de Burgos, 5

A UNESCO tem preconizado muitas iniciativas que colocaram o tema do património cultural imaterial (PCI) na ordem do dia, alimentando a discussão em torno da sua salvaguarda e conferindo-lhe um amplo reconhecimento internacional. Com o seu III Encontro, a ter lugar no dia 22 de junho de 2017 em Castro Verde, a Cátedra UNESCO pretende contribuir para este debate, focando o "Património Cultural Imaterial em Risco".

Em 22.06.2017
09:30 | Castro Verde | Fórum Municipal

Objetivos: Introduzir os formandos na problemática da religião e direito islâmicos, componentes intrinsecamente conectadas neste sistema religioso. Familiarizá-los com conceitos e vocábulos inerentes ao Islão, assim como com uma perspetiva global da sua origem e percurso histórico, numa constante interpelação entre Passado e Presente. Desmistificar preconceitos e contribuir para o conhecimento desta religião monoteísta, numa visão que concorra para uma maior inteligibilidade da contemporaneidade.

De 28.06.2017 a 06.07.2017
Universidade de Évora

PIUDHIST is an inter-university doctoral programme in which History is viewed from an inter-disciplinary point of view. Despite its unique character, History is regarded here as a field of knowledge which cannot do without a permanent cross fertilization with other areas in the humanities and the social sciences. In our vision, this is also why we consider apposite to attach, as a subtitle for this programme, the words “change and continuity in a global world”.

De 02.05.2017 a 30.06.2017

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

De 02.05.2017 a 30.06.2017

O seminário Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal apresenta um programa composto por seis comunicações, duas ideoconferências, uma palestra plenária e uma mesa redonda. Este encontro científico reúne e estimula o diálogo entre os autores da bibliografia de referência e os investigadores que se encontram actualmente a produzir conhecimento sobre as Cubas do Sul de Portugal, revisitando as construções e complexificando a literatura e as ideias existentes sob novos prismas e metodologias de investigação. O objectivo do seminário é cruzar conhecimentos e ideias que contribuam para a clarificação e/ou discussão das origens, utilizações e cronologias destas construções.

Em 09.06.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 124

Se a relevância dos intelectuais para as sociedades contemporâneas (Winnock) é incontestável, a polarização do campo intelectual (Bourdieu) durante o Estado Novo, caracterizada por profundas tensões político-ideológicas, é uma realidade pouco estudada na sua globalidade, encontrando-se personalidades num leque ideal-típico que vai do intelectual orgânico de Gramsci, que frequentemente integra a elite governante (Pareto), ao clerc de Benda com um ideal de pensamento livre e crítico, para além dos vínculos ideológicos.

De 19.06.2017 a 20.06.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Palácio Vimioso| Sala 205 e Sala 210