De 16.05.2019 a 17.05.2019
10:00 | Sala dos Docentes | Colégio do Espírito Santo

Patrimónios de Évora: no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios da UNESCO, o projeto Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com diversas unidades de investigação da Universidade de Évora e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, promove uma programação de atividades culturais, no dia 11 de Abril, das 14:00 às 18:00. Com objectivo de destacar as diversas valências de Évora como espaço científico, histórico e cultural, serão realizadas oficinas livres, conversas com investigadores e visitas guiadas ao património científico de Évora. O encontro integra um conjunto de atividades preparatórias e a realização de um grande evento de divulgação científica para a população eborense, a Noite Europeia dos Investigadores no dia 27 de setembro de 2019, inseridas no projeto Ciência na Cidade financiado pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie. O projeto resulta de um consórcio entre a Universidade de Évora, a Universidade do Minho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa sob coordenação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Entrada livre.
.
Em 11.04.2019
14:00 | Museu Nacional D. Frei Manuel do Cenáculo | Museu de Évora

Apoios:

Programa disponível em: https://dialogostransfronteiricos.weebly.com/programa.html
De 01.04.2019 a 02.04.2019
14:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
  O Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora organizam em conjunto o III Encontro da Rede Portuguesa de História Ambiental, que se realizará na cidade de Évora, entre 28 e 30 de Março de 2019. Programa disponível em: https://encontroreportha2019.weebly.com/programme.html.
De 28.03.2019 a 30.03.2019
Em 12.03.2019
14:00 | Fomte dos Claustros

Notícia do UEline: O Menir do Patalou, no concelho de Nisa, reerguido em 2015 por uma equipa de arqueólogos da Universidade de Évora, liderada por Jorge Oliveira, professor no Departamento de História e diretor do Laboratório Pinho Monteiro da UÉ, encontra-se em processo de classificação. A anúncio foi publicado ontem, 21 de Fevereiro, em Diário da República. Com quatro metros de comprimento e cerca de sete toneladas, o Menir do Patalou, está localizado junto a uma estrada que liga Nisa à albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, objeto de estudo e reabilitação em 2015, no âmbito de um protocolo entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Nisa. Os resultados dos trabalhos arqueológicos indicaram que este menir foi erguido em meados do quinto milénio antes de Cristo, tendo as primeiras comunidades neolíticas talhado, transportado e erguido para cultos à fertilidade. Em entrevista à Universidade de Évora, Jorge Oliveira, indicou que, após submeter a matéria orgânica encontrada no menir por radiocarbono, confirmou-se que “os menires são substancialmente mais antigos do que os dólmenes”, revelando-se uma descoberta de interesse internacional, considerado “um dos mais volumosos menires explicitamente fálicos da Península Ibérica”. O anúncio agora publicado é relativo ao despacho de 20 de novembro de 2018, da diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, que determina a abertura do procedimento de classificação, sob proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Em 22.02.2019.

De 22.02.2019 a 04.05.2019
Em 12.03.2019
09:30 | Auditório do Colégio do Espírito Santo

"Então não dizes nada? Como por um objeto a falar em 4 passos!", com Marta Lourenço (Universidade de Lisboa | MUNHAC Museu Nacional de História Natural e Ciência | UMAC), no âmbito do Seminário de Investigação do Programa de Doutoramento de História e Filosofia da Ciência - Museologia, da Universidade de Évora