Ensino

O Departamento de História da Universidade de Évora (DH-UÉ) oferece aos seus estudantes possibilidades de formação graduada e pós-graduada nos domínios da História, da Arqueologia, do Património Cultural e das Ciências da Informação e Documentação.

A licenciatura em História e Arqueologia  proporciona a frequência de um percurso de formação em História, em Arqueologia ou em História e Geografia. Esta estrutura curricular que assenta nos seguintes objetivos: aquisição de sólida formação genérica na área fundamental de formação, com base em disciplinas obrigatórias e estruturantes; possibilidade de uma formação compósita e transversal, com vista a uma melhor inserção no mercado de trabalho e na comunidade.

Os mestrados traduzem a qualidade e a diversidade da oferta do Departamento, sendo dois deles aprovados pela União Europeia e com parcerias com universidades europeias: são os Master Erasmus Mundus TPTI  (Techniques, Patrimoines, Territoires de l’Industrie) e o Master ARCHMAT  (Archaelogical Materials Sciences). Além destes, no ano letivo de 2015-2016 o DH-UÉ oferece ainda os seguintes mestrados: Arqueologia e Ambiente, Estudos Históricos Europeus e Africanos , Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural  e História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval  (em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com a Universidade do Algarve)

No que respeita a doutoramentos, o Departamento de História oferece, em regime tutorial ou misto: História , Arqueologia , História  Contemporânea , História da Arte , História e Filosofia da Ciência , Ciências de Informação e Documentação . A oferta doutoral do Departamento inclui ainda o Programa Inter-universitário de Doutoramento em História  (em parceria com a Universidade de Lisboa - ICS, com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa).

Os ensinos sob responsabilidade do Departamento incluídos na oferta formativa para o ano letivo de 2015-2016 obtiveram, quase todos eles, acreditação sem condições, pelo período máximo de 6 anos, por parte da  Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior   (A3ES). O mestrado e o doutoramento que não estão nesta situação funcionam ao abrigo da acreditação prévia concedida pela mesma Agência.