Quintino Lopes vence prémio da APHES

Quintino Lopes, investigador do IHC_CEHFCi_UÉ, recebeu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), pelo artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.

O artigo científico premiado faz parte do trabalho que Quintino Lopes desenvolveu para a sua Tese de Doutoramento e debruça-se sobre a história da Junta de Educação Nacional. Para o autor, “foi um trabalho que permitiu organizar e divulgar o conhecimento que possuía sobre a actividade da Junta de Educação Nacional (1929-36), revelando como a primeira instituição em Portugal a planear e financiar a investigação científica potenciava uma prática de ciência de feição europeia e com níveis de qualidade reconhecidos internacionalmente”. Este prémio da APHES “representa o reconhecimento pelas novas agendas de investigação oriundas da História da Ciência, as quais, nomeadamente no referente ao estudo das práticas e políticas científicas no Estado Novo, podem introduzir novas questões e leituras interpretativas”, sublinha o investigador.

O prémio foi atribuído na passada sexta-feira, dia 16, durante o XXXVIII Encontro da APHES, subordinado ao tema “ O género na história económica e social”, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Quintino Lopes é Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, com a dissertação “A Junta de Educação Nacional (1929/36): traços de europeização da investigação científica em Portugal”. Mestre em Estudos Históricos Europeus (Séculos XIX e XX – 2.º ciclo de Bolonha), em 2010, pela Universidade de Évora, com a dissertação “Portugal – 1940. A Internacionalização dos Cientistas do VIII Congresso do Mundo Português”); Licenciado em História (ensino de) pela mesma instituição em 2003. É investigador integrado doutorado do Instituto de História Contemporânea – grupo Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica.

Publicado em 20.11.2018
Fonte: GabCom | UÉ