OUTROS CINEMAS | Teatro no écran
O Departamento de História, o Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora e a Colecção B apresentam: Um Eléctrico Chamado Desejo (1951)

Os Outros Cinemas prosseguem a sua programação dedicada à Escola de Artes apresentando o seu segundo ciclo ciclo dedicado ao «teatro no ecrã». No essencial, este ciclo visa explorar o diálogo que se estabeleceu entre a linguagem teatral e a linguagem cinematográfica e televisiva, procurando num novo media transmitir as emoções de uma peça de teatro. De forma análoga, trata as diferenças entre as técnicas de representação nestes distintos três media. O filme escolhido para abrir este ciclo foi realizado por Elia Kazan a partir da peça de sucesso estreada na Broadway em 1948 de Tennessee Williams, que recebeu um prémio Pulitzer de Teatro. Contou com as brilhantes interpretações de Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter e Karl Malden. Com excepção de algumas cenas censuradas, o filme reproduz integralmente a peça. Elia Kazan procurou, de forma brilhante, recrear o ambiente proporcionado pelo espectáculo teatral. O filme foi escolhido para candidato a prémios em todas as categorias dos Óscares de Holliwood, tendo Vivien Leigh ganho o prémio de melhor atriz juntamente com os actores secundários Won Karl Malden e Won Kim Hunter. Esta é também um convite para começar a gostar de ir teatro. No final, haverá o habitual debate.

Entrada livre e gratuita

Título Original: A Streetcar Named Desire
Realização: Elia Kazan
Produção: Charles K. Feldman
Argumento: Tennessee Williams, baseado na peça homónima do mesmo autor.
Género: Spaghetti Western
Música: Alex North
Fotografia: Harry Stradling
Edição: David Weisbart
Data de lançamento: 1951
Duração: 125 minutos
Língua: Inglês (legendas em português)

Organização: "Outros Cinemas" é um projecto da Colecção B, em parceria com o Departamento de História e com o Departamento Artes Cénicas da Universidade de Évora | Apoio: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida, SOIR Joaquim António de Aguiar e Câmara Municipal de Évora.
Em 27.02.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana (Évora)