Islão: Religião e Direito – uma perspetiva global | CURSO LIVRE

Objetivos: Introduzir os formandos na problemática da religião e direito islâmicos, componentes intrinsecamente conectadas neste sistema religioso. Familiarizá-los com conceitos e vocábulos inerentes ao Islão, assim como com uma perspetiva global da sua origem e percurso histórico, numa constante interpelação entre Passado e Presente. Desmistificar preconceitos e contribuir para o conhecimento desta religião monoteísta, numa visão que concorra para uma maior inteligibilidade da contemporaneidade.

Conteúdos do Curso:

1. Uma contemporeinadade conturbada: o que é ser muçulmano?
  2. A origem da religião islâmica: o Profeta Muhammad
  3. Os textos fundamentais:  o Corão e a Sunna
  4. O direito: sharia e fiqh
  5. Sunnismo e shiismo
  6. Misticismo: o(s) sufismo(s)
  7. O Árabe corânico e átabes dialectais

Metodologia pedagógica e recursos pedagógicos necessários : O curso basear-se-á numa metodologia pedagógica com uma parte expositiva e outra de análise de material selecionado, em função das diferentes temáticas abordadas.

Duração do Curso: O curso consistirá em 7 sessões de 2 horas cada (num total de 14 horas), das 17:30m às 19: 30. Realizar-se-á  de 28 de junho a 6 de julho com a seguinte calendarização:

1ª sessão – 28 de junho – Fernando Branco Correia e Filomena Barros

2ª sessão – 29 de junho – Fernando Branco Correia

3ª sessão – 30 de junho – Filomena Barros

4ª sessão – 3 de julho – Filomena Barros

5ª sessão – 4 de julho – Filomena Barros

6ª sessão – 5 de julho - Fernando Branco Correia

7ª sessão - 6 de julho - Fernando Branco Correia

Propina: 30€ publico em geral

Inscrição: https://sge.uevora.pt/users/login

Organização: Universidade de Évora | Escola de Ciências Sociais | Departamento de História
De 28.06.2017 a 06.07.2017