Colóquio | “Poder e Tempo Mundial": histórias, conjeturas e eixos problemáticos

Abertura: 9.15: Prof. Silvério Rocha Cunha

9.30: Conferência de abertura: Joseph Abraham Levi, George Washington University – Ser Mulher nos Bijagós: jogos de poder, igualdade ou super(infe)rioridade?

Painel 1: histórias. Moderação: Maria de Deus Manso.
10.00: Alexandre Bittencourt Leite Marques, Universidade de Évora/CAPES – Poder, família, escravidão: o intrincado caso da liberta Lauriana Rodrigues, no sertão de Pernambuco (1751). 10.15: Grayce Mayre Bonfim Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – “Bem-nascidos, esquecidos e renascidos” - Comissários e Qualificadores nas academias literárias da Bahia e círculos intelectuais setecentista.
10.30: Francis Rasseli dos Santos, Doutorando Universidade de Évora – “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”: poder e fé na conquista da Terra de Santa Cruz.
11.45: Manoela Vieira Alves de Araújo, Universidade Federal de Juiz de Fora – Entre as almas e as misericórdias. Práticas de benemerência caritativa nas irmandades mineiras (1712-1822).

12.00 – 12.45 Debate.

Painel 2: Conjeturas. Moderação: Maria de Fátima Oliveira
14:00: Marco António Baptista Martins, UÉ/CICP – A Europa num mundo em mudança.
14.15: Paulo Fontes, Universidade de Évora – A proposta universalista de Honneth para as relações internacionais.
14.30: Irene Viparelli, CICP – Entre o “tempo zero” do capital e a “eternidade” espinosista. Refletindo sobre o conceito de “reprodução” com Negri e Althusser.
14.45: Silvério Rocha Cunha, UÉ/CICP – Domínio do mundo, cronopolítica democrática e legitimidade política.
15.00: José Vilema, Universidade de Évora – Poder e existência. Perspetivas jurídico-filosóficas das relações internacionais.
15.15: Elisabete Morais, Universidade de Évora – As metáforas de Bauman como base de discussão para a complexidade dos tempos globais.
15.30: João Roberto, Universidade de Évora – Para além da globalização capitalista: a pertinência do alterglobalismo. 15.45 – 16.30 h Debate.

17:00: Conferência de encerramento: Belarmino de Jesus Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Poder de Estado e relações internacionais: A pendular condução da diplomacia brasileira.

17:30: Encerramento dos trabalhos.

Organização: CICP | Centro de Investigação em Ciência Política (Universidade de Évora)
Em 16.06.2017
09:30 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 131