OUTROS CINEMAS | Teatro no écran

O Departamento de História, o Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora e Colecção B apresentam o filme A Comédia e a Vida.

O ciclo "Teatro no Ecrã" prossegue no mês de Abril tratando a forma como o cinema tem apresentado o universo do teatro. O filme escolhido é considerado pela Cinemateca Portuguesa como a mais bela homenagem ao teatro feita por um homem do cinema, Jean Renoir. Esta produção franco-italiana, estreada em 1952, foi filmada na Cidade do Cinema (Cinecittá) em Roma e é considerada uma das grandes experiências da cor no cinema deste período. Com o registo original em inglês e com música de António Vivaldi (1678-1741), mostra-nos como o realizador foi capaz de utilizar As Quatro Estações como banda sonora para recriar o ambiente de uma época. Anna Magnani interpreta Camilia, vedeta de uma companhia itinerante que viaja até à América Espanhola do século XVIII, vendo-se disputada por três homens, mas cujo amor maior é o teatro. Steven Jay Schneider (2012) considera o The Golden Coach (Carruagem Dourada era o título original) um dos filmes que temos de ver antes de morrer (1001 Movies You Must See Before You Die, 2012). Para nós é principalmente um filme belo e encantador que recria a vida das companhias itinerantes do passado.

Ficha técnica:
Título original: The Golden Coach
Realização: Jean Renoir
Argumento: Jean Renoir, Jack Kirkland
Actores: Anna Magnani, Odoardo Spadaro, Nada Fiorelli
Música: António Vivaldi
Estreia 1952
Língua: Inglês (legendas em Português)

Entrada livre

Organização: Colecção B | UNIVERSIDADE DE ÉVORA - DAC Departamento de Artes Cénicas | DHIS Departamento de História
Em 10.04.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana (Évora)