OUTROS CINEMAS | Teatro no écran

O Departamento de História, o Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora e a Colecção B apresentam:

Equilíbrio Instalável (1966)

Os Outros Cinemas prosseguem a sua programação dedicada à Escola de Artes apresentando o seu segundo ciclo ciclo «Teatro no Ecrã». No essencial, este ciclo visa explorar o diálogo que se estabeleceu entre a linguagem teatral e a linguagem cinematográfica e televisiva, procurando num novo media transmitir as emoções de uma peça de teatro. De forma análoga, trata as diferenças entre as técnicas de representação nestes distintos três media. Equilíbrio Instável é um filme realizado por Tony Richardson a partir da peça homónima de Edward Albee (Prémio Pulitzer, 1967), estreada no ano anterior. Para além da evidente qualidade da peça original, interessa comparar esta realização com a do filme "Quem tem medo de Vírgina Wolf?", também baseado no mesmo dramaturgo. Duas formas distintas, aproximando-se esta mais da linguagem teatral. Este e dois outros filmes outros produzidos por Ely Landau visavam na época promover a venda de subscrições para pequenos filmes de teatro na televisão. A ideia não teria sucesso, apesar da qualidade dos actores.

Ficha Técnica:
Realização: Tony Richardson
Produção: Ely Landau
Argumento: Edward Albee
Actores:
Katharine Hepburn
Paul Scofield
Lee Remick
Kate Reid
Joseph Cotten
Betsy Blair

Fotografia: David Watkin
Edição: John Victor Smith
Distribuição: American Film Theatre
Data de lançamento: 12 Novembro 1973
Língua: Inglês (legendas em português)

Entrada livre e gratuita

Outros Cinemas é um projecto da Colecção B, em parceria com o Departamento de História e com o Departamento Artes Cénicas da Universidade de Évora. Conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Universidade de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida, da SOIR Joaquim António de Aguiar e da Câmara Municipal de Évora.

Organização: Colecção B | UNIVERSIDADE DE ÉVORA - DAC Departamento de Artes Cénicas DHIS Departamento de História
Em 13.03.2018
21:30 | Auditório Soror Mariana (Évora)