Jornadas de Investigação II – Edição de Setembro 2017 | IHC-CEHFCi_UE – FCSH-NOVA | Programa de Doutoramento História e Filosofia da Ciência

Jornadas de Investigação II – Edição de Setembro 2017

IHC-CEHFCi_UE – FCSH-NOVA & Programa de Doutoramento História e Filosofia da Ciência [apoio CIDHEUS-UE]

Agenda de investigação em História da Ciência, Tecnologia, Museologia e Cultura Científica - territórios, laboratórios e ideias para um IHC- Pest 2018-2021

Doutoramento e de Pós-Doc FCT/IHC-CEHFCi_UE-FCSH-NOVA

Palácio do Vimioso – 22 de Setembro 2017 – SALA 205 [10.30h – 17.30h]

Programa

10.30h – Breve abertura das jornadas de investigação – Fátima Nunes/ Mariana Valente – boas vindas

Painel I 10.45h – 12h – Doutoramentos abertos e quase fechados – Agendas de História da Ciência e Contemporaneidade

Natália Melo: «Cronologia da exposição Comprender para Sobrevivir: el Clima” – um tronco com vários ramos no estudo e divulgação das Alterações Climáticas em Espanha».

Jacqueline Souza:  «DE ESPAÇOS DE CIÊNCIAS À MUSEUS: Transformações de espaços científicos e o surgimento de museus nas universidades públicas no Brasil e Portugal no séc. XX»

António Ramos: «Tuberculose – Inovações Médico-Científicas e Representações Sociais da década de 80 do Século XIX à década de 40 do Século XX» [só em livro de resumos

Pausa café 12.00h - 12.15

Alexandra Marques: «Luís da Câmara Pestana (1863-1899): construção de uma memória científica»

Luciana Costa: «Museologia do Brasil, século XXI: atores, instituições, produção científica e estratégias»

ALMOÇO LIVRE – 13.30h – 15h

Painel II   15 h – 17h 30 Mesa Redonda [think tank]

15h-17.30 Pos-Doc em prática científica e cultural: redes GI - IHC e interdisciplinaridade.

Jorge Fontes: «A indústria naval portuguesa (1967-1994): relatório do «work in progress».

Márcia Gonçalves: «The Homo europaeus goes to America: European Races, Science and Migration Policies»

Diana Anselmo: «An Intimate Following: Queer Spectatorship & Girls’ Personal Fan Archives in the 1910s»

Juan Cristóbal Marinello Bonnefoy:  «Anarchism and the scientific genius: the case of La Revista Blanca (1898-1905»

Balanço em aberto dos trabalhos com fixação de um guião a enviar para:

mfn@uevora.pt [a cargo de Ângela Salgueiro e Quintino Lopes].

Objetivo: Preparação Relatórios de progresso de todos os doutorados e pos-docs, documento para Setembro – Pest IHC.

Última Pausa: 17.30h

Em 22.09.2017