CANDIDATURAS | Bolsas de Investigação | Área Científica: História do Ambiente

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do financiamento do Projeto de Investigação Exploratória, associado ao Programa Investigador FCT com a referência IF/00222/2013/CP1166/CT0001, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

Organização: IHC-FCSH/ NOVA | Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) | Grupo de Investigação de Território Ambiente

Requisitos de admissão: Licenciatura em História, Geografia, Biologia e Agronomia (ou áreas afins); proficiência em Português (oral e escrito) à data de encerramento do concurso.

Plano de trabalhos: Pretende-se que contribuam para o projecto "Introductions, invasions and control measures of plant pests in Southern Europe. An interdisciplinary comparative approach from the 19th century onwards” (IF/00222/2013/CP1166/CT0001), desenvolvendo as seguintes atividades:

- Consultas em arquivos e bibliotecas; registo de dados relativos às pragas agrícolas verificadas em Portugal nos últimos dois séculos;
- Participação no tratamento dos dados e na redação de uma ou mais publicações científicas.

Os bolseiros trabalharão em estreita colaboração com o responsável do projeto acima referido contribuindo para duas linhas temática:

- “Pragas e moléstias das plantas nos periódicos”, através da identificação, seleção de notícias e anúncios publicadas nos jornais regionais e em revistas de agricultura; compilação e registo em base de dados/plataforma digital; colaboração com dois media partners da imprensa regional e/ou de comunicação especializada (e.g. ambiente - http://www.wilder.pt); colaboração com o projeto Ciência na Imprensa Regional do programa Ciência Viva (http://imprensaregional.cienciaviva.pt/home/);
- “Atlas [comentado] das pragas e patologias vegetais”, através do levantamento de dados georreferenciáveis sobre a ocorrência destes fenómenos à escala nacional, distrital, municipal e local a partir de fontes de arquivo; registo da informação numa base de dados e visualização dos dados através de Sistema de Informação Geográfica.

De 26.06.2017 a 07.07.2017