SEMINÁRIO INTERNACIONAL | Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal

O seminário Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal apresenta um programa composto por seis comunicações, duas ideoconferências, uma palestra plenária e uma mesa redonda. Este encontro científico reúne e estimula o diálogo entre os autores da bibliografia de referência e os investigadores que se encontram actualmente a produzir conhecimento sobre as Cubas do Sul de Portugal, revisitando as construções e complexificando a literatura e as ideias existentes sob novos prismas e metodologias de investigação. O objectivo do seminário é cruzar conhecimentos e ideias que contribuam para a clarificação e/ou discussão das origens, utilizações e cronologias destas construções.

O seminário desenvolver-se-á em três módulos temáticos:
1. O simbolismo e o significado hagiográfico dos lugares, a espacialidade e a instalação das Cubas na paisagem do Sul de Portugal;
2. A arquitectura, utilização(ões) original(ais), origem tipológica, cronologias, metrologia e análise construtiva dos edifícios;
3. O estudo das Cubas localizadas noutros contextos geográficos, especialmente no Sul de Espanha e no Norte de África.


No decurso deste seminário será apresentado o Projecto de investigação intitulado Lugares Sagrados: as Cubas da Kûra de Beja (financiado pelo Programa Gulbenkian para a Língua e Cultura Portuguesas (PROJETO Nº 139754), com conclusão prevista para o dia 30 de Junho de 2017.

Organização: Projecto Lugares Sagrados: as Cubas da Kûra de Beja, Programa Gulbenkian para a Língua e Cultura Portuguesas (Projecto n.º 139754) | CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA/UÉ [2017] REF UID/EAT/00112/2013)
Em 09.06.2017
09:00 | UNIVERSIDADE DE ÉVORA | Colégio do Espírito Santo | Sala 124