Cartografias (re)inventadas II

"A Universidade de Évora e a Escola de Artes em articulação com a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Évora, realizam o II Colóquio “Cartografias (re)inventadas” contando com a participação de investigadores de áreas multidisciplinares, que abrangem as artes, as ciências e as técnicas de representação."

COLÓQUIO

CARTOGRAFIAS (RE)INVENTADAS II

Escola de Artes – Universidade de Évora

Colégio do Espírito Santo

14 outubro 2016

O colóquio propõe a descoberta de diferentes formulações de cartografia, através de interrogações sobre a relação entre arte e cartografia ao longo do tempo e na arte contemporânea.

Pretende-se gerar diferentes olhares sobre as relações entre procedimentos técnicos, artísticos e científicos, e as suas representações neste âmbito.

Será proporcionada a discussão sobre questões de representação abstrata e figurativa; conceitos mentais, representações de lugares geográficos e imaginários nas suas várias dimensões científicas e artísticas.

Programa:

09:30 | receção

10:00 | abertura

10:05 | Momento musical – Liliana Bizinech / Diana dos Santos meio soprano, aluna do 3ºano da licenciatura em Música, acompanhada ao piano por Liudmila Vashahilina, aluna do Mestrado em Ensino da Música - ária da Dulcinée da ópera Don Quixote de J.Massenet e canção portuguesa de E. Halfter "Ai que linda moça".

10:15 |Paulo Pereira "Caminhos imaginários numa ligação entre mundos"

10:30| Francisco Teixeira - “Cartografias Claustrais”

10:45 || Filomena Monteiro - “ÉVORA: perspetivas icono - cartográficas de alguns dos seus recursos hídricos”

Intervalo

11:15 | Panayiotis Sarantanpoulos - “Do Largo do Conde de Vila Flor ao fórum antigo”

11:30 | Manuela Cristóvão - “Desafiar o tempo e o espaço”

11:45 | Maria do Céu Tereno - “Carto - iconografia interpretativa da evolução das fortificações e  torres religiosas e civis de Évora”

ALMOÇO

14:30 | Francisco Vaz - “A Geografia na obra de D. Frei Manuel do Cenáculo”

14:45 | Marízia Pereira - "Interpretação popular dos frescos exteriores das igrejas conventuais dos mosteiros de Voronet e Sucevita (Bucovina) - Roménia"

15:00 | António Abel – “Cartografias das (minhas) memórias “

Intervalo

15:30 | Christopher Bochmann - "Corte transversal musical de um rio: Rheingold de Wagner"

15:45 | António Valério Maduro - “O Lugar das Culturas nos Coutos de Alcobaça na Época Moderna”

16:00 | Luís Afonso – “Paisagens Sonoras”

16:15 | Manuel Patrocínio - “Oriente-Ocidente: a recriação de espaços nos azulejos com chinoiserie do Colégio do Espírito Santo (Évora)

16:30 | Debate

17:00| Exposição “CARTOGRAFIAS” - Inauguração

(alunos da UC Artes Visuais II – 2º ano – docentes Manuela Cristóvão e Luís Afonso  / organização: Luís Afonso;

e da UC de Metodologias de intervenção no Património Arquitetónico – 4º ano – docente Maria do Céu Tereno)

Organização e Comissão Científica

António Borges Abel - Departamento de Arquitectura